Sengoku Basara 2: Heroes (Playstation 2/Wii)


Nota inicial: Colaborou nesse review com infos adicionais da história – Yazul (minako_hgang@hotmail.com)

Sengoku Basara 2 Heroes

Produtora: Capcom

Desenvolvedora: Capcom

Plataformas: Playstation 2/Nintendo Wii

Jogadores: 1/2

Estamos de volta com reviews, e este é um dos meus jogos favoritos, tanto que tenho o primeiro Sengoku Basara original aqui no meu acervo de games. Essa é uma review um tanto antiga, então relevem, ok?

O Jogo

Sengoku Basara (Devil Kings nos EUA) é a resposta da Capcom a tradicional franquia Dynasty Warriors, da Koei, é um típico hack’n slash com uma premissa bastante simples: Matar os inimigos a sua frente em um campo de batalha de samurais estilosos na era feudal japonesa.  Mesmo se passando no período Sengoku da história japonesa, não é um mero rip-off desta, pois possui algumas alterações, como o fato de que, os irmãos Keiji e Toshiie Maeda foram rivais mortais de acordo com a história, e são grandes amigos no jogo e apenas os fatos mais importantes foram mantidos.

O jogo consiste em uma expansão de Sengoku Basara 2. Deste. veio o modo principal de jogo, o Heroes Story, que consiste em jogar cinco fases com os personagens Kojuro Katakura (elemento trovão), Nagamasa Azai (elemento luz) e Oichi (elemento trevas), sendo que cada fase possui muitos inimigos, e um boss, sendo que na maioria das vezes você possui um aliado durante os combates…

O  jogo também possui um modo história “flashback” de alguns personagens. (Masamune Date, Yukimura Sanada, Keiji Maeda e Motochika Chousokabe, Kotarô Fuuma) Também protagoniza um novo personagem CPU nesse jogo, o vilão Hisahide Matsunaga.

Além dos novos personagens jogáveis e modos história, há novos modos de jogo. No SB2 Heroes se pode jogar de 2 players, em dupla ou versus, além de algumas mudanças no daibudokai (Grande Estádio), entre outras coisas.

O Lado Heroes da história, traz o modo multiplayer em duplas, que mistura competição (pra quem mata o boss) e companheirismo (protegendo o outro), com diversos modos e até minigames.

Gráficos:

A parte gráfica do jogo não é nenhuma maravilha, é até competente e bem feito, mas nas cenas in-game (exceto nas cut-scenes em anime) os personagens não mexem a boca, a capcom consegue coisa bem melhor, vide Devil May Cry 3 que é excelente (apesar da câmera  um tanto incoveniente em certos trechos, depois reclamam da câmera 3d de sonic tongue.gif) graficamente. O jogo roda suave e não tem slowdown e nem bugs irritantes. Alguns serrilhados, mas não é nada desesperador.

Jogabilidade:

A jogabilidade é basicamente: X pra pular (e serve pra colocar o personagem nos eixos quando ele é atropelado por um cavalo por exemplo), O quadrado é o botão de ataque, faça diversos combos com basicamente esse botão, o Triângulo executa um ataque mediano meio especial (que foi coisa criada no primeiro Devil Kings, versão americana), que tira um certo dano e pode emendar combos, além de em alguns momentos, afastar uns inimigos, o L1 alterna entre dois movimentos do ataque do triângulo, o R1 é o botão de defesa… E o Círculo (ou bolinha, como queira) ativa o especial (que faz uso da barra de Basara, que fica embaixo do life), que é um movimento devastador e aumenta seu contador de hits, com a Oichi por exemplo, eu já emendei 450 hits, mas isso é outra história… Sem falar que os especiais de Sengoku Basara deixam Dynasty Warriors no chinelo.

Sons:

A trilha sonora passa muito bem o clima das batalhas, os efeitos sonoros dão um show, com os gritos dos inimigos fugindo, os barulhos da espada e até mesmo o trotar dos cavalos no campo de guerra, porém, um destaque a parte fica pra música de abertura… Ah, que música (perdão o palavrão) f***! O tema é Blade Chord, da banda abingdom boys school, que curiosamente tem como vocalista, Takanori Nishikawa (conhecido pela alcunha de TM Revolution), que cantou a abertura do primeiro Sengoku Basara, “Crosswise”… A seiyuu Mamiko Noto (Oichi) também empresta sua voz pra música “Nemure Hi no Hana”, tema de encerramento da história da Oichi…

Finalizando:

Resumo da ópera, se puder, adquira o jogo, ele vale a pena e pode ser uma fonte de diversão pra seu PS2/Wii, altamente recomendado… Só me diga como derrotar o Oda Nobunaga com a Oichi, pois eu não consigo, o life dela é pequeno demais!

Nota: 8,5/10

Deixe um comentário

7 Comentários

  1. 000000000000000000000000

     /  2010/09/29

    Personagens
    Apesar de termos personagens que realmente existiram na história do país, eles não seguem o mesmo rumo que seguiram na realidade.

    Date Masamune (Azure Dragon): Líder de Oshu, um país que fica situado ao norte do Japão. Ele é conhecido como o DokuganRyū (Dragão de um olho só), por usar um capacete com um emblema de uma lua crescente, e ter apenas o olho esquerdo. Ele usa seis katanas para atacar e eletricidade, mas normalmente esta com uma sempre a mão. Ambicioso, teimoso e esquentado, Masamune fala uma mistura de japonês com inglês (o que muitas vezes faz lembrar Dante de Devil May Cry), e sempre está acompanhado de Katakura Kouujuro , seu melhor amigo e estrategista. Rival de Sanada Yukimura (Scorpio), Masumune é um dos cinco primeiros e mais importantes generais do jogo.
    Sanada Yuikimura (Scorpio): General de Takeda Shingen (Red Minotaur) do país de Kai. Ele é um dos mais importantes e talentosos guerreiros da era Sengoku, e é totalmente fanático por Takeda , seu mestre. Yukimura também é um pouco esquentado e inocente, e geralmente está sendo testado por Takeda . Rival de Masamune na conquista de terras e por ser um inimigo a altura para o mesmo. Yukimura luta com duas lanças, e seu elemento é o fogo.
    Maeda Keiji: Sobrinho adotivo do general Maeda Toshiie (Lark) e Matsu (Bramble). Como está sempre animado e muitas vezes ele age como uma criança, as pessoas costumam chama–ló de Homem de boa sorte. Ele adora festival e viver aprontando travessuras com Toshiie . Kenji ama a sua família, porem sente-se triste, pois eles não aceitam o estilo de vida diferente dele. Kenji anda sempre com Yumekichi, um macaco pequenino, e utiliza-se de uma enorme Nodachi e ataques com vento para lutar. Apesar da arma de Kenji ser enorme, ele pode manobra-lá apenas com uma das mãos.
    Katakura Kojuro: Estrategista e melhor amigo de Date Masamune (Azure Dragon). Por sempre acompanhar e cuidar da guarda e dos soldados de Masamune durante as conquistas, ele é conhecido como ”o olho direito do dragão”. Apesar de parecer um personagem sem importância, Kouujuro tem seu valor, pois é extremamente hábil e inteligente. Utiliza-se de uma katana para atacar e do elemento eletricidade. Ele faz parte do modo história de Basara 2, onde ele desperta seu modo super, o seu verdadeiro poder adormecido.
    Azai Nagamasa: General do país Oumi, Nagamasa lembra muito os heróis de super sentai, pois seus golpes e ataques e até suas falas lembram muito os heróis de tokusatsu. Nagamasa é um homem que luta eternamente pela a justiça, a fim de erradicar o mal. Nagamasa é o marido de Oichi , irmã que Oda (Devil King) ofereceu ao clã Azai em troca da lealdade deles ao mesmo. Nagamasa ataca com uma espada e utiliza-se de um escudo para defender, usando o elemento luz. Ele é um perfeito esteriotipo de Tsundere, normalmente com uma personalidade irritada e violenta (sempre mandando a sua esposa Oichi calar a boca quando esta pedindo perdão ou chorando), e outras vezes declarando seu amor a ela (o que nos faz perceber que ele tem certa dificuldade de expressar sentimentos).
    Oichi: Irmã de Oda Nabunaga (Devil King) e esposa de Azai Nagamasa , ela é uma mulher triste e depressiva, que está sempre se preocupadando com a relação de seu marido com o seu irmão. A primeira vista, ela pode ser considerada inocente e inútil (pois vive se desculpando e chorando), mas quando seu lado negro vem à tona, ela se torna uma perigosa inimiga. Oichi usa de duas foices para atacar, separadas por uma barra, e também do elemento trevas, criando mãos de sombras que abatem e matam o inimigo.
    Takeda Shingen (Red Minotaur): Ele é o líder da região de Kai, e é um dos mais importantes e influentes generais do período Sengoku. A cavalaria do seu exército é a mais temida de todas, e ele em si é um brilhante e inteligente líder, que tem muito zelo por seu general Sanada Yukimura (Scorpio), e o trata como se fosse seu próprio filho. Takeda se utiliza de um machado enorme para atacar os inimigos, e seu elemento é fogo.
    Sarutobi Sasuke (Talon): Ninja subordinado de Sanada Yukimura (Scorpio), que serve também ao clã de Takeda , e é o líder do Sanada Ten Braves (um exercito ninja que é subordinado a Yukimura). Ele é irônico, mas responsável em seu serviço. Sasuke tem como rival a shinobi de Echigo, Kasuga (Venus), com quem eles tiveram um passado semelhante, porem, a rivalidade de ambos é amigável, e eles chegam a se ajudar em momentos críticos. Sasuke ataca com uma gigante shuriken, e seu elemento é trevaz.
    Uesugi Kenshin (Frost): Lider do Clã Uesugi, e rival direto de Takeda Shingen . Ele é conhecido como “Deus da Guerra de Echigo” por ser devoto do deus da guerra budista Bishamonten. Kenshi tem uma aparência bastante andrógeno, mas é um habilidoso guerreiro, chegando a derrubar vários homens de uma vez. Utiliza-se de uma katana para atacar em ataques rápidos (em que desembainha instantaneamente a espada da bainha), e seu elemento é o gelo.
    Kasuga (Venus): Uma ninja que serve ao clã Uesugi. No começo, ela tinha uma missão de assassinar o jovem líder Uesugi Kenshi (Frost), mas acabou se apaixonando por ele, tornando se uma líder fugitiva e subordinada do mesmo. Ela é a rival de Sasuke (Talon), mas consegue ainda manter uma relação amigável com o mesmo. No primeiro Basara, ela atacava usando duas pequenas armas em forma de anéis, já no segundo, usava kunais, e seus golpes são do elemento luz.
    Oda Nabunaga (Devil King): O primeiro dos três unificadores. Oda é um homem sombrio, que não mostra nenhum tipo de emoção ou piedade aos seus inimigos. Vem causando a devastação com seu exercito e caos à ilha, junto com seus subordinados. Oda ataca com uma espada em uma mão e uma shotgun em outra. Seu elemento é trevas.
    Nouhime (Lady Butterfly): Ela é a esposa de Oda , e é completamente subordinada, devota e fiél a ele, perdendo até a vontade própria para fazer o que ele manda. Nouhime é fria, e não tem pena dos inimigos que abate. Nouhime usa de duas shotguns para atacar (uma em cada mão) e várias armas de fogo nos ataques mais fortes. Seu elemento por conseqüência é o fogo.
    Mori Ranmaru (Hornet): Um jovem arqueiro e talentoso general, subordinado de Oda . Ataca com um arco e flecha, e golpes de luta, e o seu elemento é o raio.
    Akechi Mitsuhide (Reaper): General de Oda, que um tempo depois o trai. Ele é um sádico psicopata que adora ver o sofrimento das outras pessoas, e também ser humilhado por Oda (o que o “intoxica”). Utiliza-se de duas foices para atacar, e o seu elemento é as trevas.
    Maeda Toshiie (Lark): Líder da família Maeda que serve a Oda . Ele é um homem bom e generoso, que ama a sua esposa Matsu (Bramble) e seu sobrinho adotado Kenji . Utiliza-se de um tridente para atacar e o elemento fogo.
    Matsu (Bramble): Esposa de Toshiie, responsável e amável, ela defende o marido sempre que necessário e cuida da casa dos Maeda. No primeiro jogo, ela utilizava-se de uma katana para atacar, já no segundo, ela usa naginata, e tem a habilidade de chamar animais para atacar. Seu elemento é o vento.
    Shimazu Yoshihiro (Zaan): Daimyo líder da região de Satsuma, um velho e poderoso guerreiro que é conhecido por ser impecável em suas conquistas. Porém, seu alvo de desejo é Honda Tadakatsu (Iron Ox). Utiliza-se de uma espada enorme para atacar (em forma de serra na lateral), e seu elemento é raio.
    Tokugawa Ieyasu (Irdene): Outro dos três unificadores, sua aparência é pequena, o que faz parecer uma criança, porém é um habilidoso daimyo, que comanda e controla Honda Tadakatsu (Iron Ox), seu general. Utiliza-se de uma espécie de tridente para atacar, e o seu elemento é o raio.
    Honda Tadakatsu (Iron Ox): General de Tokugawa Ieyasu , é um homem gigantesco que veste uma armadura e possui uma grande força (lembrando os mechas dos animes de robôs). Por alguma razão, ele aparenta mais ser um robô que um ser humano, e nunca fala, se comunicando apenas por sons de maquinas. Utiliza-se de uma espécie de lança giratória para atacar, e ataques com armas, que são embutidas em sua armadura. Seu elemento é o raio.
    Chōsokabe Motochika (Arslan): Damiyo da região de Shikoku, localizado entre as ilhas de Seto. Quando criança, ele era chamado de “Pequeno Principe”, porém começou a se auto proclamar “Demônio” após comandar a região. Ele vive no mar, e utiliza-se de grandes armas de fogo e maquinas de guerra (como tanques) para atacar os inimigos com o seu exército. Utiliza-se de uma enorme âncora, com correntes para atacar e se locomover. Seu elemento é o fogo.
    Mōri Motonari (Kahz): Daimyo de Chūgoku, outra região entre as ilhas de Seto. Ele é rival de Chosakabe (Arslan). Mori é um general que acaba por afastar os seus fiéis soldados de si, o que faz seu exército ficar desapontado com o seu líder. No primeiro jogo, ele atacava com uma saiha, no mesmo estilo que Kenshi ataca. No segundo, sua arma foi trocada por uma espada em forma de arco, que manejava como um bambolê, e que podia separar para tornar duas espadas em cada mão. Usa do elemento luz, e pode criar uma espécie de sol artificial para drenar a energia dos oponentes.
    Toyotomi Hideyoshi: O terceiro dos três unificadores. Antigamente, ele andava com o seu amigo Kenji , e servia a família Maeda, mas após ser mantido em cativeiro e humilhado por Matsunaga Hisahide , ele percebe o quão inútil era o sonho que mantenha e abandona Kenji . Como Damyio, Hideyoshi acredita que Oda deve ser eliminado para que o Japão venha a prosperar, apesar de ter boas intenções, ele utiliza-se da violência para chegar ao seu real desejo. Ele é um homem de porte grande que utiliza-se de seus punhos para atacar, e ataques com rapidez. Seu elemento é a luz.
    Takenaka Hanbei: General e estrategista de Hideyoshi . Ele é extremamente inteligente e fiel ao seu damyio, porém é bastante narcisista, frio e cruel. Seus métodos de ataque são assassinar os oponentes pela a reta guarda enquanto eles não observam. Porém, ele é tuberculoso, e está sempre a um passo de morrer. Sua arma é uma espada chicote (lembra bastante a arma da Ivy de Soul Calibur), e seu elemento é as trevas.
    Hōjō Ujimasa (Orwik): Lider do clã Hojo, é conhecido por se esconder em um castelo absurdamente grande, e sempre se esconder quando o seu clã está sendo invadido. Utiliza-se dos espíritos de seus ancestrais para atacar, causando danos aos seus inimigos. Sua arma é uma espécie de lança, e seu elemento é o gelo.
    Fūma Kotarō: Um ninja contratado pelo o clã Hojo para defender o local. Ele nunca fala, e seus ataques são imediatos, causando morte instantânea aos inimigos. Utiliza-se de duas espadas de samurai para atacar, e o seu elemento é o vento.
    Imagawa Yoshimoto (Muri): Damyio da região de Suruga, infantil e covarde, e que sempre fica tirando um sarro com os seus inimigos e o seu próprio exército. Ele também é o mestre em confundir os inimigos, fazendo clones seu com o seu próprio exército para poder despistar os inimigos. Ataca usando um leque enorme, e golpes com o elemento fogo.
    Honganji Kennyo: O chefe de Ikkō, é um homem enorme e gordo, bastante ganancioso, que pensa que o dinheiro pode comprar tudo, até a derrota de seus inimigos. Para ganhar as batalhas, ele oferece dinheiro ao exercito rival para se juntar e defender-lo. Ataca utilizando-se de um estranho machado enorme e seu elemento é a raio.
    Itsuki (Puff): Ela representa a tribo Ainu, da região de Hokkaido. Ela é uma criança líder de um grupo rebelde que saqueia vilarejos e regiões vizinhas, e ao mesmo tempo faz todos refletirem sobre as conseqüências da guerra para as pessoas e o país. Utiliza-se de uma machado enorme e do elemento gelo para atacar.
    Zabii/Xavi (Q-Ball): Personagem baseado nos missionários que a Igreja Católica enviava a ilha no período Sengoku, (mais precisamente na figura do personagem histórico Francis Xavier). Zabii é um missionário que tinha a intenção de levar a palavra de fé cristã ao Japão. Aparenta ser descendente italiano, e ataca os oponentes com maquinas de fogo e armas. Usa dois canhões de fogo para atacar, e seu elemento é fogo.
    Miyamoto Musashi: Um grande samurai lendário do Japão, que vive sozinho e isolado em algum ponto da ilha. Aparece e é jogavel no segundo jogo, e enquanto está atacando, constantemente fica irritando os inimigos. Usa um remo e espada de madeira para atacar, e é o único personagem que não tem elemento.

    Responder
  2. Ewerton

     /  2010/12/17

    mto show esse jogo.. da um coro no dynasty warriors….Oichi no lv 79 super fodona…xD

    Responder
  3. Paulo

     /  2011/03/18

    O jogo e´òtimo, jogabilidade, som, diversão, tudo.
    Um dos melhores jogos de dinastia já lançados.

    Responder
  4. Adryan

     /  2011/03/25

    cara esse jogo realmente é o bicho

    Responder
  5. luis fernando

     /  2011/12/11

    otima jogabilidade porem devastador porem o personagem de 6 espadas conhecido como dragao caolho de um olho só tem grande ataque e tambem muitas taticas exemplares em luta ex: war dance, phantom dive.
    Porem otimos ataques em batalha outro personagem otimo é o Yukimura Sanada(desculpe nem me lembro do caolho)ele tem uma boa velocidade amis o porem dele é a defesa e a life e o speed em luta max combos que ja fiz com Personagem de 6 espadas foi 3.486 Yukimura 4.698 ok vlw obg

    Responder
  6. Rafael

     /  2012/05/23

    Um dos melhores jogo do ps2,o que irrita é a dificuldade(muito facil),pq vc em um conbo destroi um exercito quase todo…fora isso é um dos melhores jogos que ja joguei…nota 9,0.

    Responder
  1. Os números de 2010 « Blog do Kyo

Deixe um comentário