AVISO: Dois tópicos importantes (OFF-TOPIC)


 

 

Olá. Este não vai ser um texto de teor engraçado, tampouco humorístico e coisas do tipo. Mas vamos lá.

Meu nome é Geovane, tenho 24 anos e trabalho como atendente de lanchonete (É, é bizarro) há cinco anos. Obviamente meu salário não é lá grandes coisas, como esperado, mas novamente esse não é um foco. Há uns 3, 4 anos uso o nick de Kyo na Internet, desde a época em que eu frequentava fóruns como o do TokuBrasil, Grimmauld Place (fórum integrante do site Potterish) e Fórum Portal Sonic. (Eu utilizava outro nick na época que tinha conta na SNK-Neo Fighters).
Nesse tempo, eu fiz parte de um projeto interno do Grimmauld Place aonde determinados grupos de usuários (Os usuários se separavam em casas, tal qual na saga de Harry Potter) criavam “fanzines” dedicadas a assuntos internos do fórum, brincadeiras e coisas de Harry Potter em si. Eu sempre fui um leitor muito assíduo de revistas de vídeogame, como a (finada) NGamer Brasil, a Game Master, Nintendo World, e Dicas e Truques para Playstation (Atual Revista oficial do Playstation BR), e como jogava, não deu outra, no projeto da minha “casa”, eu acabei falando sobre Games e tudo mais.
Utilizando essa experiência, e visitando blogs de games como o (finado) New Old Players do meu amigão Diogo (Cyber Woo), o Shugames do Cosmão, o Retroplayers do Sabat e o Gagá Games, resolvi criar meu próprio blog. Nascia assim em maio de 2010 com um texto de Colin McRae Rally 3 do PS2 (apesar de ter outros textos espalhados por fóruns) o Blog do Kyo. Seguindo o parâmetro de muitos blogs, me propunha a falar de jogos antigos e jogos do meu PS2 também, mas para não ficar muito nos termos técnicos utilizados em revistas e sites grandes de jogos, acrescentei umas pitadas de humor aqui e ali, coisas que aprendi lendo o Blog do Amer (do jornalista Amer Houchaimi) e deixam o texto um pouco menos com cara de “bla bla bla de revista” (Mesmo meu objetivo sendo fazer faculdade de jornalismo) e mais humano.
O tempo foi passando, e ganhei dois colaboradores que me ajudaram bastante com conteúdo de seus próprios blogs, o Renan Pinheiro (Wakashimazu) e o próprio Diogo, inclusive o Renan me ajudou a segurar as pontas quando eu passei por uma fase ruim no fim do ano, término de namoro e etc (isso em 2010). Avançando um pouco mais no tempo, chegamos em 2012, o blog completava 2 anos e chegava a marca de 100 mil visitas. Mas você pode perguntar: Porque você está contando sua história e a do blog? Eu respondo: Tem a ver de certa forma com o assunto abordado.
Em Agosto, durante uma troca de mensagens rápida a respeito de alguns assuntos banais de blogs e por conta de meus textos, fui convidado pelo Fábio (Tio Cloud) para escrever à respeito de games para o portal Jbox.com.br, um dos maiores portais dedicados a cultura otaku (Anime, mangá, tokusatsu e de maneira tímida) daqui de nossa terrinha amada. Bem, eu já era leitor do Jbox desde 2008, 2009 e de certa forma, mesmo na época em que lia, eu fosse um bocó em termos de textos, era um sonho secreto escrever pra lá, ainda que eu não fizesse idéia do que escrever. Mas enfim, eu aceitei o convite e me tornei colunista do portal e de quebra ajudava com algumas notícias (mesmo com uma equipe grande – cerca de 14 pessoas – nem todos são plenamente ativos o tempo todo, pois tem afazeres como uma tal de vida pessoal, faculdades, trabalho, etc, então uma ajuda é sempre bem vinda).
O primeiro impasse chegou: “Qual vai ser o título de minha coluna?” Depois de pensar, pensar e pensar MUITO. Eu resolvi batizar a coluna, homenageando o blog de um amigo meu, Arildo Ricardo (Que utiliza do nick Mestre Ryu), o Santuário do Mestre Ryu, então coloquei o nome ‘Dedo no Joystick’. E sim, como contei ao Fábio no twitter, a idéia veio enquanto eu estava no banheiro. No domingo de estréia da coluna, eu deixei um tweet divulgando a coluna, e dizendo que o nome dela era em homenagem ao Blog do Mestre Ryu, inclusive deixando a arroba do cara (ás 18:06, de acordo com o Twittario,site utilizado para recuperação do tweet reproduzido lá em cima). Eu teria inclusive taggeado o nome dele quando passei o link no facebook no mesmo dia, mas a compartilhação do link não permitiu a tag.
Essa semana chegou ao meu conhecimento dele (de que maneira, não faço a menor idéia e sinceramente prefiro não saber), mas algo acabou se distorcendo e daí eu vi algo sobre plágio e o tom dele era bem irritado (eu vi na minha timeline do twitter, quando acordei na quinta para ir trabalhar, eu sempre deixo o PC ligado pra checar notícias e se for o caso criar pauta nova pro Jbox), e na sexta-feira (ou sábado), vi algo semelhante no Facebook dele. Mas bem, a despeito disso tudo, eu já estava ciente, e sinceramente achei que ele fosse ME contatar primeiro para conversar, saber qual é a história e esclarecer os fatos, porém, nenhuma notificação no facebook ou menção no twitter.
Aí eu tive o aviso (quando abri o Jbox de manhã e vi a timeline do twitter do Fábio), o aviso de uma DM, e a mudança do nome da minha coluna, aí a ficha caiu. Não li a DM (porque de certa forma já sabia o conteúdo dela devido a análise dos fatos).

Então vamos lá, primeiramente, Arildo (sim, estou usando os nomes), a minha intenção NUNCA foi plagiar seu blog, mas meramente prestar uma homenagem ao blog de um amigo que admiro muito (seus posts enormes e com muitos dados interessantes são extremamente bem feitos, apesar de demorar pra carregar na minha internet discada) e não ofender de maneira alguma seu blog, que gosto muito. Mas, de qualquer forma, peço desculpas se o ofendi, juro pela minha coleção de livros e jogos (na qual gastei uns 1500 reais e muitos esporros da minha mãe) que não foi minha intenção.

Também gostaria de pedir desculpas ao Fábio, que depositou confiança em mim e em meus textos (a despeito de briguinhas de fanboys que acabam rolando) e de certa maneira eu pisei na bola por ocultar esses fatos, sinto muito pelo problema causado, não foi minha intenção.
Outro assunto que tem um pouco de relação com o acima, mas nem tanto é referente às atualizações do blog. Eu realmente tenho deixado a peteca cair nisso em relação ao blog, o trabalho tem sido muito exaustivo como sempre, e algumas coisas de lá e minhas acabam me deixando deprimido e aí acabo passando mais tempo no twitter ou procurando pauta pro Jbox ou pegando jogos pra minha coluna de lá, e sobra pouquíssimo tempo pra eu destrinchar jogos com o detalhe que o blog merece.

Então, para não afetar o conteúdo do blog de maneira grave (e acabar afetando o Jbox), vou dar uma pausada temporária nas atividades do Blog, pra reorganizar as idéias e ver se consigo um pouco de tempo e paz. Também vou dar uma trabalhada junto com a Paula no Layout novo do Blog e ver se resolvo os problemas do PC, porque eu PRECISO jogar Sleeping Dogs e Spec-Ops: The Line que estão fantabulosos! Além de ver se consigo trabalhar em traduções para o scanlator do qual faço parte. Mas, vocês não estarão livres de mim, me acompanhem lá no Jbox porque eu to com umas idéias fantabulosas de textos! Me aguardem!

Desculpem incomodá-los com este texto longo e quilométrico, mas passei boa parte do dia de ontem e hoje pensando em como escrevê-lo e abordar o assunto. Mais uma vez, desculpem

Geovane “Kyo” Sancini

Responsável pelo Blog.

Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Véi! fico muito feliz que esteja explicando a situação e se desculpando com o Arildo! Foi um choque tremendo pra mim ao saber de todo o rolo com o seu nome envolvido.

    Sem viadagem Kyo, tenho um grande carinho por tu e o tenho como um amigão também! Poxa, tem mais de 2 anos que nos conhecemos e tu foi um grande parceiro no NOP.

    Então,desejo sucesso pra tu no Jbox e espero que se acerte e volte a trazer conteúdo pra cá porra xD.

    Grande abraço e sucesso pra tí sempre!

    obs: linkou o meu twitter errado xD

    Responder
  2. bem, que tenha tempo para organizar as ideias e voltar com as atividades

    Responder
  3. Kyo, primeiramente gostaria de agradecer o seu reconhecimento devido a alguns problemas. Respondi seu post no Santuário para alinhar algumas coisas.

    http://santuariodomestreryu.blogspot.com.br/2012/09/santuario-conectado-caso-dedo-no.html

    Sei que com sua mente fantabulosa tu fará uma coisa maneira. 🙂

    Abraços!

    Responder

Deixe um comentário