Toe Jam & Earl


Existe sempre no mundo, obras que são cultuadas por algumas ou muitas pessoas, e que você simplesmente… Não vai com a cara, seja um cantor, banda, ou um filme, uma série… No mundo dos jogos é a mesma coisa, sempre tem aquele jogo (ou série) que é adorada por muitos, mas você simplesmente não está a fim de jogar ou não curte. Esse é o caso do jogo de Hoje, Toe Jam & Earl, do Mega Drive. E eis que resolvo num rompante idiota, fazer uma série de análises baseadas em exatos 30 minutos de jogatina para… Porque eu quero! É isso, e pra começar, Toe Jam & Earl.

 

Toe Jam & Earl

Produtora: SEGA

Desenvolvimento: Johnson Voorsanger Productions (JVP)

Plataforma: Mega Drive

Gênero: Ih, véi, nem fumando um macaco eu consigo definir!

A história do jogo é a seguinte: Toe Jam e Earl são dois nativos do planeta Funkotron, mas Earl é um piloto de merda (repare que ele é o gordo, e como gordo só faz merda), suas habilidades (ou a falta delas) leva a nave a cair no Planeta Terra e se despedaçar. Os caras agora tem que procurar as peças da nave pra voltar pro seu planeta (Enredo este chupinhado por Miyamoto em seu Pikmin) e tem que fugir de cruz credos que saíram das alucinações causadas pela fome no estúdio.

 

O jogo é bem doido, e a jogabilidade é simples de se entender. Você tem que encontrar as peças da nave, e para isso terá que encontrar diversos itens espalhados pelo cenário, itens esses que podem ser ativados de maneira aleatória, e nem sempre os efeitos desses ítens serão positivos. Pode ser desde um Tenis que aumenta a sua velocidade (ótimo para percorrer longas distâncias no cenário), a um alimento para recuperação de energia, até uma nuvem filha da puta que manda raios no seu cu. A movimentação e o estilo de jogo podem não agradar a todos (não foi a toa que a produtora à pedido da SEGA transformou a sequência em um jogo de plataforma), mas você tem que concordar que o jogo é dorgas pura.

20 anos depois de seu lançamento e Toe Jam & Earl ainda impressiona com sua movimentação. É um tanto lenta, mas flui bastante bem e o jogo é bem colorido, os cenários são um pouco repetitivos, mas nada que tire o charme do jogo, e nada é o que parece ser, você encara desde diabos vermelhos, Hamsters assassinos, cupidos gordinhos, tubarões, a Tia com a criança num carrinho entre outras bizarrices. Tudo bem animado e funcionando. Diabos, eu fui atacado por uma caixa de correio monstruosa no final da jogatina, o que prova que os caras estavam passando fome quando fizeram o design do jogo.
Sonoramente, os caras fizeram um trabalho magnífico. John Baker criou um Jazz-Funk (não confunda esse funk com o funk carioca, e se você gosta do funk carioca, por favor, enfie uma mesa no seu cú) fantástico com excelentes faixas, que vão mudando conforme você sobe de “andar”, e os efeitos sonoros são igualmente fantásticos, dando a pitada final de humor que o jogo necessita.
Finalizando, Toe Jam & Earl é um jogo para gregos ou romanos, não para os dois. Jogadores ávidos por ação devem passar longe deste título e procurar algo do calibre de Contra ou Rambo III, já que aqui você passará bastante tempo procurando por pecinhas. Se eu superei minha raiva do jogo? Sim, mas não pretendo-o jogar novamente por conta de coisas do blog, mas admito que Toe Jam & Earl é uma experiência única. Ganhou um ponto a mais pela trilha sonora.

Nota Final: 7,5/10

Deixe um comentário

3 Comentários

  1. esse Toe e Earl é amado por muitos retrogamers fãs da Sega e dizem ser o melhor, já o segundo game deles….e também não curto o funk carioca, é o cúmulo do mau gosto.

    Responder
  2. Sobre funk carioca, terceiro da lista a não gostar… nem de zueira!
    Enfim, Toe Jam & Earl é um dos meus jogos favoritos do Mega. Tenho que concordar contigo, o jogo é dorgas pura mesmo. Mas sempre foi muito divertido de jogar em duas pessoas, sozinho ele não tem a mesma graça. E a trilha sonora é de fato muito boa.

    Responder
  3. Tobi

     /  2012/08/16

    Ja Joguei Muitos Jogos de Mega dravi Mais ainda nao Joguei esse

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s