God of War (Comic)


Muitas vezes algumas produtoras, com uma franquia de sucesso (ou game de sucesso) em mãos, vêem em outras mídias, um jeito de capitalizar mais e faturar uns trocados extras com coisas que vão desde figures, a filmes (bons ou ruins) com a marca estampada. Games e quadrinhos não estão tão distantes e temos dezenas de jogos baseados em heróis das HQ’s, e tem para todos os gostos, desde heróis populares como o Homem-Aranha (Spider-Man: Shattered Dimensions vem a mente) ao desconhecido das massas The Darkness (cujo jogo baseado na obra é um dos títulos mais originais já vistos – pra um jogo em primeira pessoa). E não esqueçamos do caminho inverso, diversas obras dos games existem em quadrinhos também. A Archie Comics publica quadrinhos do Sonic desde quando Sonic 2 era o jogo do momento e Zelda ganhou inúmeros mangás, sendo inclusive a comic oficial de “A Link to The Past” tendo sido desenhada pelo criador do Kamen Rider. Lembrando que eu disse comic, não mangá. O Mangá de “Triforce of The Gods” (Kamigami no Triforce, título japonês de “A Link to The Past”) é de outro autor (Ataru Cagiwa).

Todo esse texto é para dizer, que Games são uma mídia forte e presente desde muito tempo. E que Quadrinhos baseados em Games tem que atingir ao seu público específico, mas ter apelo o suficiente para atrair possíveis novos jogadores. A um tempo atrás (bem próximo do lançamento de Gears of War 3), falei sobre a HQ que leva o nome da franquia e elogiei tanto os traços (fiéis ao jogo de origem) e o roteiro, que apesar de ser simples, funciona e conta parte do que aconteceu entre Gears e Gears 2. Tempo depois adquiri a Graphic Novel baseada no jogo Epic Mickey e pretendo falar dela assim que puder. E eis que a Panini lança aqui no Brasil, a HQ baseada em God of War…

Esses três pontos significam o que você pensou. Sim, é isso mesmo. Mas vamos lá, inspire profundamente Kyo, se não você não termina esse texto hoje.

O roteiro tenta contar com um ritmo parecido com o dos jogos (mesclando entre presente e flashback), se passando entre God of War 1 e God of War 2 e com os flashbacks antes de God of War: Chains of Olympus (antes de Kratos se tornar o fantasma de Esparta). O problema, é que a revista toda (que cobre os seis primeiros volumes de God of War nos EUA) não tem um ritmo bom, exceto o último capítulo. Segmentos curtos da história no presente e segmentos MUITO LONGOS ocorridos no passado, e caspita! Kratos fica parado muito tempo nesses flashbacks e os inimigos não o atacaram? E quando a história parece ficar interessante num lado, e corte pra flashback e corta pro presente, quebrando o ritmo da leitura!

Fora que, como aprendemos jogando na série, Zeus é um filha da puta sem tamanho e os outros só são “Maria-vai-com-as-outras” dele, querendo comer o rabo de Kratos apenas no terceiro jogo da série (aonde são massacrados sem piedade), e aqui TODOS os Deuses são mostrados como Filhos da Puta que usam os humanos como peão e acabam os empurrando para uma morte prematura (nas mãos de Kratos), e cara… Isso foi um completo desperdício de… De tudo! Não é a toa que a DC está tão desacreditada (pelo menos mais que a Marvel).

Os traços não ajudam muito, e são estranhos, mas não o estranho que você acostuma, tipo Scott Pilgrim ou Crayon Shin-Chan, mas estranho do tipo “Porra, gastei vinte reais num monte de borrado?” e acho que isso resume o que eu quero dizer. E as capas são boas, mas o conteúdo interior deixa muito a desejar. E não podemos deixar de frisar que a HQ se passa entre GoW 1 e GoW 2… O que conflita com o recente GoW: Ghost of Sparta (PSP, PS3) que se passa no MESMO PERÍODO.

E Finalizando, não gastem dinheiro nesta porcaria. Sério, eu já fiz isso e minha reação foi de “PQP, 20 reais jogados fora”, me arrependi amargamente de ter comprado. Principalmente na época em que comprei, pois eram meus últimos 20 reais do salário!

Deixe um comentário

5 Comentários

  1. valeu pelo aviso Kyo. eu nem compraria, admito que o seu game é bom, mas não sou fã do Kratos

    Responder
    • Kyo

       /  2012/06/21

      De nada, eu sei como é. Mesmo que GoW seja tecnicamente bom, não curto. Se for alguma comic baseada em jogo, pegue a de Assassin’s Creed (pretendo falar em breve), a de Gears of War (falei tempo atrás) ou a de Epic Mickey (muito boa)

      Responder
  2. Poxa, sério que é ruim assim?
    Eu também estava na pilha de comprar e ver, mas depois dessa eu vou pensar umas 200x antes de gastar dinheiro! hehehe
    Agradeço pela dica!
    Abraço

    Responder
  3. Com essa grana eu comprei o Intensivão do ENEM.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s