X-Men Destiny


Quando a Activision anunciou X-Men Destiny, um misto de ansiedade positiva e negativa perdurou os jogadores, graças dois motivos. Primeiro, ele não seria algo feito nas coxas para arrecadar uma grana com o bacana X-Men First Class, logo não teria pressões de prazos pra entregar. E Segundo: Estamos falando da Activision, uma das mestres em fazer coisas mal feitas (Oi X-Men 3? Falo contigo) para portáteis. Pois bem, o jogo foi lançado para consoles e para o DS, que aliás, ganhou uma versão exclusiva.

X-Men Destiny

Produtora: Activision

Desenvolvimento: Other Ocean

Plataforma: Nintendo DS

Gênero: RPG de ação

O enredo da versão de DS é ligeiramente diferente do enredo das versões de mesa. Enquanto que nos consoles, você escolhe entre 3 mutantes novatos para cair na porrada, no DS você controla Samuel Kamerhe, assistente de Luis Reyes, humano que adotou o sonho de Charles Xavier de criar a paz entre humanos e mutantes, e ele se aliou aos X-Men para tal. No meio de um discurso do Ciclope, pouco tempo após a morte do Herbert Vianna, digo, Professor Xavier, ocorre um ataque, e nisso, a trama se desenrola, com Samuel ajudando os X-Men ou a Irmandade, e descobrindo inclusive que a Morte de Charles é parte de algo maior, e que muito mais gente está em perigo.

Vamos primeiramente falar dos pontos positivos do jogo, o sistema de evolução do jogo é bom, você começa escolhendo o tipo de poder que terá, e isso influencia como o jogo segue e que tipo de missões você terá durante a partida. Em momentos chave, é dado a opção de escolher a missão que irá fazer, influenciando o desenvolvimento dos poderes. O sistema de roupas alternativas também é bom, pois dá bonificações em atributos.

Como o jogo é um RPG de ação, ele dá pontos de experiência a cada inimigo derrotado, e com isso, ganha-se níveis. Isso aprendemos desde Final Fantasy, pois bem, quando ganhamos níveis, ganhamos pontos de atributos (também ganhos ao cumprir sub-quests) que podemos usar para melhorar diversos atributos relacionados a golpes especiais que adquirimos ao longo da jogatina. E além das sub-quests darem esses pontos, podem garantir também “pedaços” de roupas, que completando quatro pedaços de cada roupa, permite uma roupa alternativa que como disse no parágrafo anterior, dá bonificação em atributos.

Agora os pontos negativos da jogabilidade… Vamos convir que o sistema de colisão do jogo é um Cocô completo. Sério, a coisa é abominável. Durante os combates, você pode socar o inimigo que ele revida enquanto é socado. E não é raro encontrar bugs gráficos não, eu mesmo já fiquei preso e tive que desligar o jogo e retomar meu save. As missões são repetitivas e sempre é “vá do ponto A ao B e soque x inimigos”. E, sinceramente, os estágios são MUITO repetitivos. E em certas partes, você vai simplesmente dormir de tão chato que aquilo se torna.

As cenas do jogo são contadas como se fossem uma história em quadrinhos, o que é um ponto positivo, mas contrasta com os gráficos mais ou menos e como eu disse, a repetitividade impera aqui e os cenários, apesar de serem feitos na medida, percebe-se que poderia ter sido feito um trabalho mais amplo nesse setor, além dos personagens secundários. O personagem mais bacana no jogo é o Sentinela, e olha que ele é só um gigante que será ocasionalmente derrubado.

Sonoramente, é fraco. Músicas genéricas que não combinam com a ação, e só ajudam a criar um clima insosso para a partida e os efeitos sonoros são de doer os ouvidos, tamanha a batida de trem. Colocar o DS no mudo e um disco com os sons de uma briga de gatos ou uma orquestra de serrotes ao fundo seria algo mais saudável aos seus ouvidos.

Finalizando, o jogo tinha potêncial e o roteiro é superior ao de muitas HQ’s profissionais, mas o trabalho nas coxas e as muitas falhas impedem o jogo de ser apreciado em sua totalidade. Caso você queira testar, passe o menor tempo possível com este jogo e o troque por sei lá… Três mariolas e uma empadinha, que você sairá no lucro.

Nota final: 5,5/10

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s