[Nintendo DS]Harry Potter and The Deathly Hallows Part 1: The Videogame


Sempre que sai um filme, é quase tradição sair um jogo baseado nele, e há 10 anos a Electronic Arts é responsável pelos jogos dos filmes de Harry Potter (com exceção do Lego Harry Potter: Years 1-4, da Warner Bros/TT Games), e no ano passado, foi lançado o sétimo filme de Harry Potter, que será dividido em duas partes, a segunda tendo saído nesse ano. E na cola dele, um jogo para os principais consoles. Veremos aqui se o jogo consegue empolgar tanto quanto o filme.

O jogo segue a premissa do filme que se baseia no livro, com modificações óbvias. Após a morte de Dumbledore nos eventos de Half-Blood Prince, Harry, Rony e Hermione resolvem sair atrás das horcruxes, os pedaços da alma de Voldemort. Dois já não existem mais, o diário de Riddle e o anel dos Gaunt. Então, cabe ao trio, sem nenhuma ajuda, achar os pedaços que faltam. E eles já não estão mais na segurança de Hogwarts e é hora de saber se o que eles aprenderam em Hogwarts, servirá para a vida fora da escola.

O jogo tenta ser de ação, logo na primeira sequência há um (dos poucos) momento rail shooter, aonde você deve tocar no oponente com a stylus para lançar feitiços nele, com a visão em primeira pessoa (similar a Time Crisis), porém não chega a ser muito empolgante. O jogo em si é um rpg de ação, ou quase isso. Você conta com um feitiço básico, e alguns de apoio pra determinadas questões, além do companheiro (podendo ser Ron ou Hermione) ter um feitiço próprio. O personagem se guia com a Stylus, como em Zelda: Spirit Tracks, Lego Harry Potter e Ninja Gaiden, andando normalmente com o toque próximo do personagem e correndo colocando longe. A esquiva é feita riscando a tela na direção que se quer esquivar.

Apesar da movimentação do personagem ser realista (ele não se vira instantaneamente, mas demora no processo), o sistema de feitiços auxiliares (e ítens, são acessados por um submenu), que apesar de ser prático, é confuso. O feitiço auxiliar é feito com uns cliques, mas há um atalho… Que aparentemente só é configurado para canhotos, pois está no botão X, mas a mão disponível está segurando a stylus, o que torna o atalho inútil para destros. O feitiço principal é feito com cliques no inimigo, tornando a partida um metralhar da stylus.

Para recuperação de energia, é necessário encontrar ingredientes pelo jogo (verificando mato, pedra e coisas interagíveis) e aí fazer a poção (com o select). Então, começa um minigame semelhante ao dos jogos anteriores. O jogo é de dificuldade mediana, com um ou dois pontos mais tensos, mas no geral é tranquilo,basta saber gerenciar os itens. A batalha mais difícil é contra o Riddle do medalhão, de resto é mais leve. O jogo também tem o defeito de terminar num momento anticlimax total, ao menos no DS, não passou emoção nenhuma.

Graficamente, no jogo possui modelos vistos de cima aceitáveis e até bem feitos, com cenários que realmente passam a sensação de não estar em Hogwarts. (e graças a deus aquela cena lamentável da dança foi tirada… Não minta, você TAMBÉM fez facepalm quando viu) Agora nas cutscenes… Ao invés de vídeos da versão maior, temos modelos poligonais feios e cenários mais ou menos. Sério, o DS tem capacidade de reproduzir vídeos bonitos, as cutscenes animadas de FF IV, abertura e cena inicial de Sonic Colors estão aí pra provar isso. Tudo bem que é um jogo baseado em filme com orçamento curto e prazo apertado, mas Half-Blood Prince no PS2 tinha cutscenes bacanas.

Tudo bem, respirem fundo… O jogo não tem dublagem, a trilha sonora, tem… Uma ou duas músicas , e os efeitos são uma porcaria. Sim, esse parágrafo foi bem curto porque não há muito o que falar.

Finalizando, Harry Potter and The Deathly Hallows Part 1: The Videogame é dispensável, não é bom, nem ruim, apenas um título feito nas coxas para arrendar algum dinheiro. Se quiser uma boa adaptação, espere por Lego Harry Potter: Years 5~7. É aquele negócio, vale se você for fã, pra apenas UMA jogada, todos os outros, dispensem e vão jogar algo mais interessante.

Nota Final: 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s