Samurai Shodown RPG [PSX]


Os anos 90 nos trouxe o melhor dos jogos de luta, alguns em tanto, mas a rivalidade Capcom x SNK nos deu bastante séries boas (por parte da SNK para tentar derrubar Ryu e cia.). Entre as franquias, um jogo chamava a atenção por ser um pouco diferente. Nele os personagens não estavam apenas “saindo na mão”, mas sim usando espadas e tinhamos samurais e ninjas (e muito mais por trás disso se investigarmos a história e suas referencias), esse jogo era Samurai Shodown.

Não irei falar sobre a série de luta, mas sim de uma versão que até a internet se popularizar, era conhecida por poucos (eu tive a sorte de conhecer e joga-la no fim dos anos 90): Shinsetsu Samurai Supirittsu Bushidō Retsuden, 真説サムライスピリッツ武士道列伝, ou popularmente Samurai Shodown RPG.

Escolhendo entre Haohmaru, Nakoruru, Genjuro, Galford, Ukyo ou Cham Cham, você encara o desafio entre os 3 primeiros jogos da série porém, somente a versão de NEO-GEO CD ficou completa pois a SNK fez um marketing fail, colocando nas versões Saturn e PlayStation com apenas dois dos três capítulos.

Com exceção de Genjuro, conforme você vai avaçando no jogo/história, vai formando grupo com outros persoagens conhecido da série. Genjuro fica o jogo inteiro praticamente sozinho, sem ter amigos, começa ai o meme forever alone …
Entre os personagens vemos figuras como: Jubei, Hanzo, Charlotte, Kyoshiro, Wan-Fu, Tam-Tam, Kazuki Kazama, entre outros.

Como em todo RPG, as ações são por turnos e temos opções como atacar, usar movimento especial, usar itens, magia, fugir. Quanto mais lutar, mais experiencia a acumular e mais forte seu personagem vem a ficar até que possa derrotar seu ultimo adversário.

Enquanto que a jogabilidade é amplamente semelhante nas 3 versões do jogo, certas diferenças estéticas entre as versões para Playstation/Saturn e Neo-CD sugerem que o desenvolvimento tenha sido feito por dois times completamente diferentes. Algumas das principais destas diferenças são:

* A versão do Neo-CD possui consideravelmente mais animação nos sprites dos combates do que das versões de PS e Saturn, incluindo poses de luta únicas para cada personagem e animações de morte especializadas para monstros.
* A versão Neo-CD possui menus mais coloridos e ornamentais, enquanto que as versões de PS e Saturn tinham menus praticamente brancos, rosa e verde.
* Os movimentos na versão Neo-CD tinham um visual e sentimento mais suave que o das outras.
* No mapa do mundo, a versão de Neo-CD usa uma versão de menor escala do sprite do personagem num local normal. A versão de PS usa um sprite inteiramente novo.
* O Neo-CD roda na sua resolução normal de 304x224px, enquanto que o PS/Saturn roda em 320×240.
* A versão Neo-CD possui menos pausas entre os clipes com áudio do que as outras versões.
* As versões PS/Saturn possuem cortes significantes nas animações de andar e correr dos personagens.
* A versão de PS capacita o jogador de selecionar a força do ataque normal após escolher o alvo, enquanto que a de Neo-CD não o faz.
* A versão do PS exibe uma barra “Tempo Ativo de Batalha”, enquanto que a Neo-CD não.
* A versão do PS possui música de maior qualidade, mais que ambas as outras versões, devido à configuração PCM.

A história do jogo se desenvolve de forma boa porém, aqui vem o ponto que deixou a série meio oculta. O jogo existe somente em japonês e, ainda mais sendo um RPG, acabou ficando apenas em nihon-go mesmo porém, seria digno se a SNK tivesse lançado uma verssão ocidental.

Using my full strength is unnecessary for wimps like you.
Haohmaru

 

Gráficos: 8; Jogabilidade: 7; Som: 8,5; Replay: 7,5; Nota Final: 7,7

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Kyo

     /  2011/06/02

    A versão de Neo CD tb possui NPC’s exclusivos, alguns personagens de KOF.

    E, um grupo chinês criou uma versão para NES do jogo.

    Responder
  2. Injuamento

     /  2012/01/20

    Caro amigo, poderia me informar onde baixo esse jogo, pode ser pra qualquer um dos consoles que foi lançado, seria de grande ajuda

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s