Retro Especial: Nettou!! A SNK nos portáteis


Bem vindos, visitantes, esse é um daqueles especiais aleatórios que surgem na minha cabeça! Bem, na verdade ele estava planejado pra ser feito, mas eu não sabia como. Enfim, todo mundo sabe que nos anos 90, a Takara era responsável por parte dos ports de jogos do NeoGeo para as populares plataformas domésticas. O curioso é que em torno de 4, 5 anos ela criou uma série de versões portáteis de seus jogos de NeoGeo, para o Gameboy tijolão, e vamos a uma pequena análise da série Nettou.


Nettou!! Garou Densetsu 2

Produtora original: SNK
Lançamento: 1994


Versão de Fatal Fury 2, com gráficos em SD, conta com a jogabilidade de certa forma fiel ao original, excetuando pelo fato de que não tem dois planos de luta como no original, e há o sistema de pressão de botão, com um toque leve golpe fraco e com um toque mais duro (apertar e segurar por mais tempo) sai o golpe forte. Incrivelmente possui os oito personagens selecionáveis do original, com seus golpes e especiais impossíveis de fazer (o que era impossível no original, ficou impossível no game boy). Os sprites estão bacanas e com uma movimentação boa, e os cenários, apesar de reduzidos, são levemente fiéis aos de Neo Geo.

 

Nettou!! Samurai Spirits

Produtora original: SNK
Lançamento: 1994


O primeiro Samurai Shodown também ganhou sua versão portátil no mesmo ano de Garou 2. A jogabilidade é semelhante, mas diminuida. O rol de personagens é superior ao de Fatal Fury 2, e possui uma boa gama de personagens. Os cenários são bem estranhos, mais por conta do fator monocromático do GB que óbviamente não conseguiria colocar os efeitos dos cenários de SS. Conta igualmente com personagens em SD, e os comandos são levemente difíceis de sair. A sonoridade é bem fiel ao original.


Nettou!! World Heroes 2 Jet

Produtora original: ADK
Lançamento: 1995


Versão portátil da expansão de World Heroes 2, jogo da ADK de onde surgiu a dupla Hanzo/Fuuma. Com gráficos levemente inferiores aos de Garou 2 e Samurai Spirits, possui jogabilidade mais precisa e possui boa gama de personagens a se escolher. O sistema de luta é meio estranho, com seu personagem lutando contra três lutadores, tendo que vencer duas para ir ao próximo trio. Alguém que tenha jogado World Heroes 2 Jet confirma se isso é do original nos comentários? Pois bem, a sonoridade do jogo é um tanto fraquinha, na minha opinião.

 


Nettou!! The King of Fighters ’95

Produtora Original: SNK
Lançamento: 1996


Após um ano meio ‘vazio’ (em 1995 só saiu o World Heroes 2 Jet), a série Nettou veio com tudo em 1996 com nada menos que três lançamentos, um deles é a adaptação portátil de The King of Fighters 95. Possui menos personagens que o original, e gráficos um pouco mais simplificados, em relação aos anteriores, mas é em razão dos sprites simplificados de KOF em relação a Fatal Fury por exemplo. Com cenários um tanto estranhos, possui boa jogabilidade, fiel a de KOF 95, mas o problema mor do jogo é que até a batalha contra Saisyu, a mesma música em todo santo cenário de luta.

 


Nettou!! Toshinden

Produtora Original: Takara
Lançamento: 1996


A Takara aproveitou, e portou o primeiro jogo de sua própria série de lutas, Battle Arena Toshinden e criou um jogo de luta parecido com Virtua Fighter (no MD e MS) e Tekken (no GBA), ou seja, um jogo 2d com elementos de 3d. Com gráficos em SD e uma jogabilidade fácil, é um divertido game de luta, só peca nos (round one) porque eles estão sem transparência. A sonoridade é mediana.

 


Nettou!! Samurai Spirits Zankurou Musouken

Produtora Original: SNK
Lançamento: 1996


Ao invés de seguir o caminho óbvio e adaptar Samurai Spirits 2, a Takara adapta o terceiro episódio de Samurai Spirits, mas com a vantagem de não ter os bugs que foram motivos de crítica nas versões. Contando com personagens levemente maiores, sangue (ainda que preto por motivos óbvios) e jogabilidade melhorada em relação a seu antecessor. Os cenários estão melhores que os do primeiro jogo. Sonoridade semelhante ao do antecessor.


Nettou!! The King of Fighters ’96

Produtora Original: SNK
Lançamento: 1997


Muitas melhorias em relação ao KOF 95, ainda que tenha os mesmos sprites (os do Ryo foram levemente modificados). Os cenários estão mais fiéis ao jogo dos arcades, a jogabilidade está igual e as músicas são versões bacanas de alguns temas. (Fatal Fury Team, Iori Team, Japan Team, Boss Team, Chizuru, Goenitz). Há uma mudança nos eventos do jogo em relação ao jogo original, quando se joga com o Sacred Team (kyo/iori/chizuru), após derrotarem Goenitz, ao invés do final do jogo, há uma cena aonde Iori é possuído pelo sangue de orochi e há mais uma luta.


Real Bout Special

Produtora Original: SNK
Lançamento: 1998


Apesar de não utilizar o kanji Nettou!! na tela título, é um jogo da série, e adaptação do dream match de Real Bout. Contando com sprites semelhantes aos de KOF e jogabilidade idêntica ao arcade, é um dos melhores jogos de luta do game boy. Com um elenco reduzido em relação a versões maiores, conta com cenários bonitos e uma sonoridade mediana.

Clone: Nettou!! The King of Fighters ’97


Mesmo que a série portátil de KOF no GB tenha sido extinguida (o KOF 97 foi lançado pro NeoGeo Pocket monocromático), alguns fãs e hackers criaram uma versão de KOF 97 para o Game Boy. Adicionando personagens de KOF 95, mais Orochi Iori e Orochi Leona, o jogo é desequilibrado (um dos golpes do Kim pode tirar mais da metade da vida do adversário) e coisas comuns de bootlegs de SF (o famoso hadouken aéreo dos SF de rodoviária) acontecem aqui. Juntando cenários de KOF 95 e 96. oferece diversão e conteúdo, mas contém mais falhas que o jogo que o inspirou.

 


Herdeiro: Kettou Transformers Beast Wars: Beast Senshi Saikyō Ketteisen


Jogo da Takara, baseado na série Beast Wars, tem muitas semelhanças com KOF 96, mas com adições, como a bomba e a transformação de Robô para Mecha ao toque de um botão. Com sprites bonitos e cenários bacanas, tem interação com o Beast Wars: Transmetals, de Nintendo 64, apenas no Japão.

E esse foi nosso especial da série Nettou!! Desconhecida por alguns, ignorada por outros, mas ainda assim mais sólida que o SF II de Master System =p.

Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Cheguei a jogar somente os TKOFs nos portáteis de um amigo em meados de 1997. São muito bons. Nunca imaginei me cativar com tanta qualidade dentro dessas pequenas conversões. Ótima matéria.

    Responder
  2. sonic tales

     /  2011/04/09

    eu nao sabia que tinham tantos assim, conhecia os KOF e o primeiro samurai

    Responder
  1. As “Férias” do Kyo « Blog do Kyo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s