Guilty Gear Puchi (WonderSwan)


Existem plataformas que trazem bons conceitos e também más coisas. Enquanto que Metal Slug no Neo-Geo Pocket é uma tremenda bomba (literalmente), enquanto que SNK vs Capcom no mesmo console é uma experiência no mínimo divertida. O WonderSwan Color é um console interessante, enquanto que recebeu um ótimo remake dos dois jogos de saint seiya do nes em um só (Saint Seita Ougon Densetsu Perfect Edition), ficou relegado ao japão. E porque eu to escrevendo isso? Não faço a mínima idéia, mas o jogo que analisaremos é dele, um jogo da portentosa franquia de combates em 2D, Guilty Gear.

Guilty Gear Puchi (Petit)
Plataforma: Wonderswan Color
Produtora: Arc System Works
Gênero: Luta 2D


Guilty Gear Puchi é a primeira versão portátil da série Guilty Gear e como tal, segue a versão X da franquia, de maneira resumida, mas a notável falta de chefes, o qualifica como aparentemente um dream match, ou um torneio simples, sem caça a Gears, como nos dois jogos da franquia (Leia reviews de Guilty Gear e Guilty Gear X AE) até então. E Guilty Gear Puchi adicionou a franquia, uma personagem que se manteve até o último jogo lançado, exclusiva dos dois Petit, a enfermeira Fanny, que aparentemente tem alguma relação com o médico Faust.


A jogabilidade é razoável, apesar de ser difícil de executar alguns golpes (shoryukens, principalmente), as respostas são boas. O elenco é pequeno, e quando digo pequeno é BEM pequeno, são pouquíssimos personagens, seis ao todo e mais uma personagem secreta (Jam Kuradoberi), o que limita muito, e olha que estamos falando do ano de 2001. Por motivos óbvios de limitação de hardware, os Destroys foram desabilitados e há uma quantidade menor de golpes a ser feitas devido a falta de botões (Só descobriram que mais de 4 botões de ação num portátil era bom com o DS e o PSP). Fora isso, vendo a CPU me espancar (eu deixando, é claro), foi notável ver que as características básicas de Guilty Gear, como o Dash Aéreo e o Pulo duplo estavam lá, combos pequenos também.


Graficamente é impressionante, apesar de poucos cenários (quatro), ambos tem variação de cores (o horário), e inclusive outros personagens da série fazem cameos, como Anji, Baikai e Chipp. Os personagens estão bem animados, em SD e bastante coloridos, e garanto que se o WonderSwan color fosse da Nintendo, ou tivesse sido melhor trabalhado, se sairia melhor que o NeoGeo Pocket e o Game Boy Color, já que o WSC tinha BEM mais capacidade gráfica que os dois concorrentes, só comparar com os jogos do NeoGeo Pocket Color (KOF R-2 e SNK Gals Fighters por exemplo) e do Game boy Color, que não exibiam plenamente todas as cores. A Arte usada no jogo é bem bonita e não é pixelizada como a de jogos do NGP.


Sonoramente o jogo é bem mais ou menos, as músicas estão diferentes, embora reconhecíveis de certa maneira e há poucos efeitos sonoros, parece que a Arc System não soube explorar o hardware sonoro do Wonder Swan (visto que as músicas de Saint Seiya Ougon Densetsu Perfect Edition estão melhores) e ficou devendo, já que a trilha Rock’n Roll de Guilty Gear sempre foi um dos destaques, junto com a superação gráfica de seus jogos (Guilty Gear impressionou muito para um console fraco em 2D como o Playstation – E não venha me questionar, você sabe que o foco do PS1 nunca foi o 2D).


Finalizando, mesmo não sendo um jogo soberbo como Guilty Gear X ou facilmente jogavel como a versão Advance, Guilty Gear Puchi deve ao menos ser jogado por curiosidade, e uma pena que a deliciosa enfermeira Fanny não foi inserida na franquia de vez, sendo aposentada em Guilty Gear Petit 2. Com gráficos acima da média (apesar dos poucos cenários) e uma tentativa de trazer a jogatina de Guilty Gear para um portátil não tão potente quanto o necessário. Mas ainda assim, Guilty Gear Puchi é decente, e leva um 6,5 e nosso selo Cartman de qualidade.

Deixe um comentário

1 comentário

  1. As “Férias” do Kyo « Blog do Kyo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s