Indo Além do Main Stream: Sailor Moon Games


Vocês com certeza devem se lembrar da Semana Sailor Moon que fiz há muitos meses atrás aqui no blog, e as semanas temáticas duraram 3 meses porque estava sem idéias e sem tempo e gente disponível para as análises. Então, numa busca aleatória (procurava por Hentai), achei um fansite dedicado a jogos de sailor moon e vi que aqueles jogos que resenhei, eram apenas a PONTA do Iceberg e inúmeros jogos das Guerreiras Lunares haviam sido lançados, licenciados ou não. E isso daria tema para uma matéria, que você confere a seguir.

O MainStream dos jogos de Sailor Moon, é composto pelos consoles “populares” da época, como o Super Nintendo, Mega Drive, o Game Gear, posteriormente o 3DO, o PS1, o Saturn e o GameBoy, enfim, os consoles que mais de 10 pessoas conheciam, além dos Arcades, que ainda estavam em alta, tanto no Japão, quanto no resto do mundo, mas… Será que era só aquilo? Acompanhem comigo, que descobriremos.

Sailor Moon no X68000

O que é o X68000?
X68000 é um computador, lançado pela Sharp, em 1987, e ficou apenas no Japão. Além dos softwares, o micro era conhecido por ter uma excelente gama de conversões de jogos famosos (Dai Makaimura – Ghosts and Goblins, Final Fight, Fatal Fury Special), além de excelentes jogos originais (Como o Castlevania, que de tão bom, ganhou um caprichado remake no Playstation, com o nome de Castlevania Chronicles). Esse notável micro é um dos melhores itens para se ter numa coleção gamer, mas para isso terá que desembolsar uma grana violenta (Algo em torno de 2000 reais por um micro de quase 25 anos atrás). E apesar de ter sido discontinuado em meados de 93, os fãs não deixaram o micro morrer e games continuaram a ser desenvolvidos com o tempo. Vamos aos jogos desse console/micro

Bishoujo Senshi Sailor V

Versões: Three Senshi, Five Senshi, 2.0  e 3.0 Final

Desenvolvimento e produção: DK Software


Foram desenvolvidas quatro versões desse jogo de luta, criado por fãs, sendo duas delas ‘liberadas’ durante o desenvolvimento do jogo, já que contavam com três e cinco guerreiras respectivamente.
A primeira versão final, possui sete guerreiras selecionáveis, e a última versão, datada de 95, continha 14 personagens selecionáveis, entre eles, Tuxedo Mask e Black Lady.
Os gráficos são simplórios, até, por se tratar de uma produção feita por fãs, o ponto fraco fica para os cenários e a barra de vida, mas os sprites das sailors são bem bonitinhos.
Observação: O V do game, não é referência a Sailor V, mas ao número romano 5 mesmo (não me pergunte o porque)

Bishoujo Senshi Lady Fighter

Versões:  BSLF 0 e BSLF 1

Produção e desenvolvimento: Sprite Team

Esse aqui é curioso, o primeiro, tem as cinco guerreiras, em trajes casuais com os nomes levemente alterados, sendo que na versão final, os cabelos foram recoloridos e tudo mais.

Esse possui menos personagens selecionáveis, mas possui gráficos no estilo SD (Super Deformed) e seus cenários são bem melhores que os de BS Sailor V.

 

Bishoujo Senshi Moon Fighter

Versões: BSMF, BSSMF e BSSMFX

Produção e Desenvolvimento: Sprite Team
A evolução natural de Lady Fighter, contendo inicialmente as inner senshi na primeira versão, chegando a dezoito personagens na última versão (Bishoujo Senshi Super Moon Fighter X).
Os cenários e novos personagens, são o destaque aqui, o que prova que evoluções são sempre bem vindas. Novos movimentos e golpes em relação as versões anteriores, deixam claro que não é apenas o caso de requentar seu título anterior.
Moon Quiz (Sailor Moon Super Karuto Quiz Game version 1.00)
Produção e Desenvolvimento: Sprite Team
Um quiz para descobrir se você sabe tudo de Sailor Moon, o conhecimento de japonês é OBRIGATÓRIO para entender o que se passa nesta bagaça aqui, hehe.
São 20 segundos para responder questões de multipla escolha e a cada acerto, uma quadrado é apagado, apagando todos, aparece uma foto de uma das sailors. É algo bem simples.
Sailor V Game
Produção e Desenvolvimento: Phank’s
Você sempre quis jogar o jogo de Arcade da Sailor V, que aparecia na série? Agora é possível, com este simples jogo que recria a experiência do jogo que aparece dentro do anime.
Graficamente é simples, mas creio eu que a simplicidade foi feita para lembrar mais do jogo que aparece na série.
FiSS Super: Fighting Sailor Soldiers
Produção e Desenvolvimento: Fiss Seisaku Iinkai
MAIS UM jogo de luta, envolvendo as cinco sailors principais, mais Urano, Netuno e Black Lady. Personagens pequenas demais e proporções personagem/cenário erradas.
Deviam saber que não é só jogar um boneco qualquer num background, há proporções que devem ser respeitadas. Imagina um sprite de BlazBlue (só de comparação) num cenário de street fighter 2? Não funciona.
Bishoujo Senshi Sailor Moon: Moon Tiara Question
Produção e Desenvolvimento: Fap Games
Mais um quiz de Sailor Moon, mas com toque Hentai, assim como o anterior “Moon Quiz”, é imprescindível conhecer japonês para jogar.
Observação: O Fap Games foi uma piada, os produtores deste jogo são desconhecidos.


Moon Soldier

Versões: Moon Soldier e Moon Soldier 2
Produção e desenvolvimento: Morimoto Uchuuichi
Novamente outro jogo de luta das Sailors (tá ficando repetitivo), contém as cinco guerreiras da lua, mas Serenity e Rainha Beryl. Os cenários fazem bom uso dos planos de fundo, mais sprites, além das guerreiras estarem bem detalhadas (melhor que no Moon Fighter). Não há muitas informações sobre a segunda versão do jogo, infelizmente.
Code Name Sailor Q
Produção e Desenvolvimento: Dark Kingdom Secret Laboratory
Caça-Níquel é pouco para este jogo de Mahjong que tenta faturar uns trocados com as Sailors.
Se você sabe como diabos se joga Mahjong, saberá como jogar isso.
Sailor Moon Theatre Play
Produção e Desenvolvimento: Big Parfait
Dating sim (simulador de encontros) de Sailor Moon, nem precisa dizer que o conhecimento em japonês é recomendado para jogá-lo e aproveitar, afinal, o objetivo aqui é levar uma das sailors para a cama. Sim, é um Dating Sim Hentai.
Bishoujo Senshi Sailor Moon Dark Kingdom Decisive Battle
Produção e Desenvolvimento: Black H.C.S.
Um jogo de plataforma,  é legal ver algo diferente, depois de 1897 fighting games (incluindo um não citado até agora, o SFXVI, uma espécie de Mugen do x68000), um diferente.
Destaco aqui, apesar dos sprites não serem muito bonitos, são honestos e simpáticos, mas a dificuldade do jogo…
Moon Lights

Versões: Moon Lights e Moon Lights 2 (X68000 e PC)
Produção e desenvolvimento: Morimoto Uchuuichi
Crossover de Sailor Moon, Evangelion, Rayearth e Tenchi Muyo, um quebra pau aparentemente bonito entre garotas.
Sprites bem melhores que os de Moon Soldiers (da mesma produtora), e poucas informações do primeiro jogo.
Sailor Moon Battler Kô to Ju
Produção e Desenvolvimento: Ace Software
Cardgame simplório, com uma pitada de Hentai.
Sailor Moon: Moon Disk
Produção e desenvolvimento: Milky Factory
Aparentemente é uma “compilação” de artworks, com textos, o que me soa como uma bibliografia de Sailor Moon, mas vai saber, né? Pode ser uma fanfic com tema hentai que fala da invasão de Aliens com tentaculos e tals.
Sailor Moon no NES
O NES, um dos consoles mais populares do mundo, não contou com participações diretas de Sailor Moon, mas apenas em games não-Sailor Moon, vamos aos rebentos:
Nakayoshi To Issho
Produção e Desenvolvimento: Yutaka
Este simpático RPG conta com participações de mangás da revista Nakayoshi (que publicou Sailor Moon), e a história é bobinha: “Uma vilã roubou as canetas dos mangakás da Nakayoshi e o chefe da empresa ordena que você viaje por seis mundos e recupere essas canetas”
AV Bishoujo Senshi Girl Fighting
Produção e Desenvolvimento: XingLing Games
Jogo de luta picareta, que conta com a participação de Sailor Mercury e Sailor Mars, com os nomes mudados, obviamente.
Sailor Moon no PC-Engine
PC Engine, foi a tentativa da Hudson, junto com a NEC de ingressar no mundo dos games. Apesar das qualidades notáveis e dos excelentes games, não foi páreo para o SNES e o Mega Drive. Tivemos três jogos das Sailors para o PCE, sendo um deles, não licenciado.
Bishoujo Senshi Sailor Moon
Produção e Desenvolvimento: Banpresto
É um adventure, jogo interativo com alguns mini-games. Algo tipicamente japonês e que ficou por lá mesmo.
Bishoujo Senshi Sailor Moon Collection
Produção e Desenvolvimento: Banpresto
Compilação de minigames com as Sailors, com Jan-Ken-Po, Aquelas memorizações de sequências, quiz e tudo mais. Outro que é tipicamente japonês
Shiawase Usagi II – Toraware Usagi Sailor Z
Produção e Desenvolvimento: Games Express
Paródia Hentai de Sailor Moon, consiste em um mangá digital, com textos e a ação do jogador, consiste em apertar os botões certos nas horas em que aparecerem, semelhante com os jogos de Full Motion Video.
Sailor Moon no SNES
Há diversos jogos de Sailor Moon, e pessoalmente não quero falar deles (Nada contra, mas já falei de um deles na semana), falarei de um cameo de Sailor Moon num puzzle bem bonito do SNES.
Panic in Nakayoshi World
Produção e Desenvolvimento: Bandai
Jogo no mesmo tema de Nakayoshi to Issho, mas ao invés de RPG, é um puzzle com os personagens da Nakayoshi e tem como tema salvar o mundo de Nakayoshi. Um puzzle que a primeira vista, lembra o hit da Hudson, Bomberman. Até mesmo a disposição de estágios com boss battles.

 

Post anterior
Post seguinte
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Liliana

     /  2011/04/02

    Sailor moon é muito legal mesmo, eu nao sabia que tambem existiam jogos. fiquei sabendo que sairam DVDs de todas as temporadas em abril. Mas enquanto isso, acho otimo que exista o Youtube. http://www.youtube.com/watch?v=QLvpDnR5Jpg esse é o meu video preferido.

    Responder
  1. Tweets that mention Indo Além do Main Stream: Sailor Moon Games « Blog do Kyo -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s