Mazinger Z (Arcade)


Primeiro dia da Semana Temática, então vamos com um jogo que achei no mundaréu de roms do Mame, um shoot em up bem bacana. Diretamente da obra de Go Nagai, temos Mazinger Z!

Mazinger Z
Produtora: Banpresto/Toei
Desenvolvimento: Banpresto
Jogadores: 1/2
Gênero: Shoot’em up

O jogo:
É um fucking jogo de nave estrelando MECHAS! Isso mesmo MECHAS, vulgo robôs gigantes. Mazinger Z, Great Mazinger e Grendizer devem
destruir tudo que se mexe e atira em você, usando de suas armas, golpes especiais e ultra golpes, além da “espada” que elimina alguns tiros dos inimigos.

Bem, caso você não conheça esses robôs, os 3 fazem parte do mesmo universo criado pelo manga-ká “Go Nagai”, que é considerado o “pai” do Mangá moderno e tudo mais. Não vou me alongar, procure você mesmo no Google!
Jogabilidade:
Mazinger Z é bem simples de ser jogado, você tem 3 robôs disponíveis, Mazinger Z, Great Mazinger e Grendizer. Usando-se três botões, temos uma jogabilidade variada, com cada mecha sendo diferente do outro com características únicas. Os botões (comuns a todos são):

(1) Tiro
(2) Espada (elimina alguns projéteis e ataca em curta distância)
(3) Bomba

Carregando o botão de tiro (bem no estilo Mega Buster do Megaman), é utilizado um golpe especial (Kyoretsu Beam, Rust Hurricane e Rocket Punch no caso do Mazinger Z), o que dá uma bela ajuda em alguns casos.
Existem 4 tipos de power-ups, separados em
3 cores e o power-up de velocidade, eles são conseguidos com mechas aliados que se encontram durante as fases, estes aliados também dão bombas e vidas (você tem uma vida que é dividida em 3 pedaços, que nem no 1941, da Capcom).
Vamos separar a jogabilidade por mechas:
Mazinger Z
Piloto: Koji Kabuto
Altura: 18 Metros
Peso: 20 Toneladas
Mazinger Z é o mais equilibrado dos 3, ideal para iniciantes, sua velocidade e poder de fogo são medianos. Seu especial (Breath Fire) tem alcance mais frontal (em linha reta), mas atinge alguns inimigos em sua volta.
Great Mazinger
Piloto: Tetsuya Tsurugi
Altura: 25 metros
Peso: 32 toneladas
Great Mazinger possui poder de fogo altíssimo em ambos os power-ups, mas sua velocidade é baixíssima, sendo uma opção para quem sabe manipular a espada e tem experiência em shmups, se usá-lo, procure feito um condenado pelos power-ups de velocidade, pois se você for novato, estará em sérios apuros.
Grendizer
Piloto: Duke Fried
Altura: 30 metros
Peso: 280 Toneladas

Apesar do que o peso pode sugerir (a maior parte do peso vem da nave que carrega Grendizer), Grendizer é o mais veloz dos três mechas, com fraco poder de fogo, seu ponto forte é a agilidade, que combinado com os power-ups da arma inicial (vermelha), tornam Grendizer um tremendo apelão, e depois disso, vem o silêncio.

Gráficos:
Muito bonitos e vistosos, cada cenário é diferente do outro. Destaco aqui o Story 6, que começa no fundo do mar, e na metade do estágio, muda para a superfície. As naves e os inimigos estão bem modelados, e destaco o último chefão (ou algo parecido, pois ao derrotá-lo, retornei ao primeiro estágio… MUITO MAIS DIFÍCIL). São competentes e ponto final.
Sons:
Pra quem gosta de Animesongs, Mazinger Z vai agradar em cheio, é possível ouvir versões sintetizadas de Ore wa Great Mazinger, Mazinger Z e outros temas bem bacanas, algumas vozes podem ser ouvidas, não sei se feitas pelo mesmo seiyuu, mas isso dá um charme ao jogo, é tudo muito bem planejado para o fã da franquia.
Finalizando:
Não confunda esse jogo com o Mazinger Z de SNES, que é um side scroller de plataforma. Mazinger Z do arcade é um jogo que vai te fazer gastar muitas fichas. Acredite ou não, é muito divertido e vale a jogatina que lhe consome… Só pare de jogar um pouquinho e comenta aqui, valeu? ^^
Nota: 9/10

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s