Musas Retrô Gamers Especial: Entrevista com NadiaSK


Mês passado, tivemos a primeira entrevista do Blog, com a espanhola BlackCat, que durante muito tempo foi o artigo mais visto do blog (e ainda é um dos mais vistos com ampla vantagem sobre o resto dos artigos daqui), e cliques após cliques, consegui agendar a segunda entrevista do Blog, depois de uma semana de espera, e uma corrente de oração feita por mim e pelo Healckles, do Fórum Portal Sonic, finalmente a entrevistada enviou as respostas. A estrela do Musas Retro Gamers desse mês é a NadiaSK, da Itália.
Pra iniciar tudo, vamos com um bate-bola rápido:

Nome: Nadia Baiardi
Profissão: Estilista
Aniversário: 4 de Abril
Hobbies: Cosplay, viajar, Ler, videogames.
Filme Favorito: Maria Antonieta
Músicos Favoritos: Ska-P (banda espanhola de Ska-Punk), Placebo

1) Primeiramente, agradeço pela entrevista. E para iniciar, nos conte qual foi aquele momento em que você decidiu: “Eu quero ser uma cosplayer!”
Eu que agradeço pela entrevista.
Decidi me tornar cosplayer quando vi alguns cosplayers num evento. Achei eles estavam incríveis e quis fazer o mesmo.
Junto com uns amigos, decidimos fazer um grupo de Final Fantasy X durante um grande evento italiano: Lucca Comics. Eu estava tão feliz em ser a Yuna!!! E foi aí que eu comecei a fazer cosplay!

Lacus - Gundam SEED

2) Aqui onde vivo (Brasil), o cenário anime/mangá não é muito forte, apesar de termos a maior convenção (de anime/mangá) da América Latina (Anime Friends), é tudo muito mal distribuído (as convenções são muito centralizadas entre dois locais), além da penetração das distribuidoras ser fraquíssima, a ponto de quase não termos lançamentos de DVD’s oficiais de diversas séries. Conte-nos como é o cenário anime/mangá aí na Itália.

Na Itália, temos muitas séries de mangá e anime. Existem diversos canais de TV a cabo dedicados apenas a animação japonesa. Em relação a eventos, temos muitos acontecendo em toda Itália, mais ou menos duas por mês, aonde você encontra diferentes estandes com diversos materiais relacionados as séries e acessórios de cosplay. Talvez na Itália seja mais fácil encontrar algumas séries em mangá (Temos muitas editoras) do que em Animes, que não tem uma distribuição tão boa assim, pois algumas vezes são um pouco caros.

Gothic Lolita - Original Design3) Qual cosplay dos que você já fez, e olhando pra trás, poderia dizer… “Esse aqui foi uma mer… droga!”, enfim, aquele que se houvesse uma segunda vez, mudaria TUDO nele?
Hm… Quando vejo algum dos meus cosplays que eu não gosto, geralmente eu os refaço. Eu não gosto do meu cosplay da Chibimoon, não gosto das botas e nem da peruca!😄
Também o meu Cosplay de Ultima. Eu adorei, mas ele acabou danificado após o concurso… Então, se eu decidir fazer um photoshoot dela, eu terei que refazer algumas partes.

Wizard - Granado Espada

4) Você tem diversos cosplays relacionados a games (pessoalmente, acho mais bonito o de Granado Espada – Wizard – pela graciosidade do conjunto), qual o seu favorito desse grupo em específico?

Obrigado. Adoro minha Wizard também (referindo-se ao personagem). Agora, algumas fotos desse set estão na exposição do fotógrafo Paolo Cellammare. Eu tenho outras roupas de Granado Espada, mas não tenho tempo para fotos😦
Meus personagens favoritos de games são Ashe (Final Fantasy XII) e Lighting (Final Fantasy XIII), mas o cosplay que me deu mais orgulho foi Shiva (Final Fantasy X)

Angel - Original Design

5) Casa comigo? Brincadeirinha! O que você conhece ou ouviu falar do Brasil?

*Risos*
Gostaria muito de visitar o Brasil. Sei que o nível do Cosplay aí é bem alto e eu adoro a cultura Latino Americana
E também, o Brasil pra mim é o Carnaval (O Carnaval brasileiro é muito famoso) e Futebol. Eu adoro futebol =)

Sayaka - Mazinger Z

6) Defina em suas palavras “O que é ser cosplayer?”

Cosplay é um hobby Japonês de se tornar o personagem que você gosta, fazer a roupa e vesti-la. E se divertir muito!!!!

7)  Qual o melhor Cosplay que já viu?  (Carlos Fortes via Twitter)
Não entendi bem a pergunta… Se é dos meus cosplays, acho que poderia ser a Esther de Trinity Blood, Ashlotte de Soul Calibur ou Shiva de Final Fantasy X.
Se é no geral, meu cosplayer preferido é o Goldy, do Japão. Ele é perfeito em todos os Mechas que faz.

Shiva - Final Fantasy X

8) Você recebe apoio e (ou) ajuda de sua família com seus cosplays? E como é essa ajuda? (Aurea Porto via Twitter)

No início, minha avó me ajudava com algumas partes, hoje faço tudo sozinha. Minha mãe é uma das pessoas que mais me apóia, ela sempre compra action figures dos meus cosplays😀
Meus melhores amigos não são cosplayers, mas eles sempre vão aos eventos junto comigo.


Lia de Beaumont - Le Chevalier D'Eon

9)Você foi finalista do World Cosplay Summit 2008, diga, qual é a sensação de estar lá no Japão exatamente para a “Copa do Mundo” dos Cosplayers?

Foi incrível, e espero voltar lá algum dia. Conhecer cosplayers de outros lugares e fazer amigos é realmente legal. Todos os meus amigos cosplayers torceram por mim e mandaram todo seu apoio.
O WCS foi muito importante pra mim também, pois depois de ver minha apresentação como Lia de Beaumont (do anime/mangá Chevalier d’Eon), fui contatada por Kiriko Yumeji ( A desenhista responsável pelo mangá de Chevalier d’Eon), me dizendo que eu era a Lia que saiu das Ilustrações e a encontrei durante outra viagem ao Japão. Agora somos amigas e fiquei feliz com isso.

Ciel - Kuroshitsuji

10) Obviamente você deve estar feliz com a vitória da Itália no WCS. Mas o Brasil chegou bem perto esse ano. O que achou das apresentações? (Alexandre Galvão via Twitter)

Eu realmente adorei a dupla italiana. É claro que torci por eles, são meus amigos, e os apoiei. Eu gostei da dupla brasileira, a idéia de voar foi bem diferente dos outros. Gabriel sempre tem novas idéias para os grandes eventos. Ele é incrível. Também adorei a dupla da Tailândia com a moto e as roupas.

Cutie Honey - Cutie Honey

11)Existem cosplayers (principalmente em eventos da região aonde moro, mas conheço relatos de outros lugares) que simplesmente fazem o cosplay apenas para competição, e vez ou outra acabam de certa forma agindo… como diria, sendo uns babacas com outras pessoas, e esquecendo de se divertir (ao meu modo de ver, uma das razões do cosplay), fazendo até “cara feia” para fotos. O que você prioriza em seus cosplays? Diversão ou competição?

Eu comecei a fazer cosplay por diversão. Essa é a minha idéia. Cosplay é um hobby incrível e hobby é diversão.🙂
Mas também gosto de concursos. Valem apenas se você os encarar com tranquilidade, e mesmo se não ganhar, o importante é saber que você deu o seu melhor.
Eu realmente adoro a parte de “making of” (vulgo trabalho pesado) do cosplay, e também de fazer photoshoots. E também gosto de ir aos eventos e estar com outras pessoas que gostam da cultura pop japonesa, como eu.

Maka Albarn - Soul Eater

12) Que dicas você dá para quem quer ser cosplayer?

Primeiramente, o que você deve fazer é escolher um personagem que você realmente goste. Não se preocupe se você não sabe costurar ou fazer uma armadura. Nesse caso, você pode pedir ajuda a família ou aos amigos, procure a melhor peruca e a melhor lente de contato, caso precise. Divirta-se muito e não ligue para os outros. SORRIA!

Haruhi - Suzumiya Haruhi no Yuutsu

13) Que personagem você gostaria de fazer, mas ainda não teve chance?

Eu  realmente quero fazer um cosplay de Kaleido Star, mas no momento estou impossibilitada. Talvez um dia. Outro cosplay que eu quero fazer um dia é do Knight of Gold, do Five Star Stories (Five Star Monogatari). É um Mecha bem grande e eu não tenho o porte físico que o papel necessita. Mas eu tenho certeza de que um dia eu farei!

14)Qual é o seu personagem favorito em animes? E qual a razão?
Adoro a Haruhi, ela é esperta, incrível e muito divertida!!! Adoro o Conan (Detective Conan), ele é muito esperto, também adoro todos os Cavaleiros do Zodíaco (Mas meu favorito é Hyoga) e obviamente, adoro a Lia de Beaumont.

Kasumi - Dead or Alive 2

15) Para não me alongar em perguntas inúteis e que não serviriam em muita coisa, deixe uma mensagem para os fãs de cosplay e os nossos visitantes! Obrigado por tudo!

Olá a Todos! Obrigado por essa entrevista, e por favor, visite meu site http://www.nadiask.com (bannerzinho esperto ali do lado no blog), e me adicione no facebook (Nadia Baiardi – NadiaSK) ou me siga no twitter (@NadiaSK)
Considerações finais minhas: Foi muito, muito legal fazer essa entrevista, mesmo que eu tenha… Hm, como eu posso dizer? Ah, sim, meu maldito problema de ansiedade excessiva acabou por me afetar durante o período de espera. Agora que passou, vi que sou um idiota, mas deixa passar! Nadia, obrigado pela entrevista, você é muito simpática! ^^
Agradecimentos extras: Ao @Healckles que me ajudou na “Corrente de Oração” e ao @xelao_, @CarlosFortes22 e a @aureaporto pelas perguntas.
Deixe um comentário

11 Comentários

  1. Samantha

     /  2010/08/14

    nhooooooooooooooooon apaixonei pelo cosplay de Suzumiya dela *-* tem q ser um dis favoritos mesmo (L)

    Responder
  2. daniel de almeida

     /  2010/08/14

    muito linda realmente parabens pela proesa mano kyo espewramos ver mais e mais entrevistas com estas estrelas dos cosplayers

    Responder
  3. Bruh

     /  2010/08/14

    Ai adorei seu blog e a entrevista com a cosplay Kyo *-*

    Já falei o quanto eu adoro cosplay? *-* e adoro a Itália tbm. Conjunto perfeito. Amei!

    Parabéns chuchu!

    achei muito legal o cosplay que ela fez de Kuroshitsuji *–*

    Faça mais entrevistas Kyo.

    Eu vou ler e adorar conhecer um pouco mais do mundo Cosplay.

    Bjinhuss Infinitos.

    Responder
  4. Sena

     /  2010/08/18

    Gostei do cosplay de Maka e de vários outros! Valeu por trazer essa entrevista pra gente Kyo! Sei que tu tava desesperado pra receber as respostas dela😄

    Responder
  5. Azureus

     /  2010/08/31

    Ela gosta de Ska-P *-*

    Mas a banda é da Espanha, não da França, eles tem um CD ao vivo gravado lá =P

    Responder
    • Kyo

       /  2010/08/31

      Cara, eu tava cheia de sono quando fui editar a entrevista, então troquei as bolas. Valeu pelo toque ^^

      Responder
  6. Anonimo of English

     /  2010/09/11

    Just happened upon your article and will certainly have a look at other ones. Looks like seriously great stuff.

    Responder
  1. Tweets that mention Musas Retrô Gamers Especial: Entrevista com NadiaSK « Blog do Kyo -- Topsy.com
  2. Musas Retrô Gamers Especial: Entrevista com Aura Rinoa « Blog do Kyo
  3. Os números de 2010 « Blog do Kyo
  4. As “Férias” do Kyo « Blog do Kyo

Deixe uma resposta

