Macross Plus (Arcade)


Macross Plus

Produtora: Banpresto

Desenvolvedora: BanPresto

Plataforma: Arcade

Jogadores: 1/2

Gênero: Shoot’em up


Olha, se dependesse da minha situação pessoal, eu simplesmente deveria fechar o blog e sair da internet. Sério, acontece que ontem perdi minha carteira com meus documentos, cartão de crédito e cartão de passagem de ônibus, mas eu gosto de vocês, meus 6 leitores que visitam este blog diariamente. Enfim, a experiência de hoje, é uma das mais tensas que já vivi em termos de shmup, como ainda não joguei Touhou, não vi o inferno dos manic shooters, atualmente na minha concepção este cargo fica com Giga Wing Generations (Taito/Takumi – Arcade/PS2). Acompanhem minha odisséia em Macross Plus.

O Jogo

Macross Plus é baseado na série homônima de OVA’s, então vou contar um pouco sobre:

“Issamu Alva, Guld Goa e Myung Fang Lang um dia se conheceram na colônia Éden e se tornaram grandes amigos. Issamu se apaixonou por Myung. Guld também se apaixonou por Myung. Só que Issamu foi meio canalha com a moça e Guld se emputeceu. O trio de separa… Passam-se 7 anos e quis as circunstâncias da vida que os três se reencontrassem pra por pingos nos “is” e conduzir o roteiro do ova. Issamu e Guld agora são dois pilotos de Valkyries (os caças legais que viram robôs) fodais que estão em equipes de desenvolvimento concorrentes, trabalhando para apresentar um novo modelo de Valkyrie.

O caça que mostrar que é o mais melhor de bão vai passar a ser produzido em série pelas forças das Nações Unidas Espaciais (união feita entre a raça Zentraedi e os terráqueos). O que se desenrola então é uma disputa ferrenha dos dois amigos em pleno ar.”

No jogo, tudo isso é só desculpa para atirar em tudo que se mexe e derrotar chefes gigantes… E só.

Jogabilidade:

Lembra muito a de Mazinger Z, cujo review você pode ler lá no New Old Players, temos dois botões, o de tiro e o da bomba, tradicionais. Carregando o botão de tiro, você pode disparar uma saraivada de mísseis. Há um sistema interessante de Lock-On, que quanto maior o número de inimigos travados, maior a pontuação bonus dada. Os power-ups tradicionais estão lá, e há power-ups especiais, que mudam o formato da nave. Você pode trocar do tradicional caça, para um mecha e do mecha para um híbrido de caça e mecha. Estes power-ups são escassos nas fases, então procure bem.

Gráficos:

Macross Plus utiliza-se de Gráficos tridimensionais, com certa profundidade nos cenários, mas não é nada demais. A abertura é bacanuda, porém como a emulação de vídeo do jogo não é 100%, ela dá algumas travadas. Os cenários são variados, os Bosses tem em geral duas formas, o que dá uma dinâmica aos combates. O mais legal são as naves dos heróis,  quando elas mudam de forma. Os inimigos são variados, mas não muito.

Sons:

Fraco, muito fraco. Mazinger Z por exemplo, contava com temas do Great Mazinger, Grendizer, vozes digitalizadas, o Jingle do Mazinger (Mazin Go! Mazin Go! Mazinger… Z!) e mesmo as músicas que não eram tema de alguma série eram animadas. Aqui em Macross Plus, creio que 90% dos sons são de se jogar fora, as músicas são quase em totalidade sem vida e apenas alguns efeitos se salvam. Não sei se por conta da emulação, mas eu tive que aumentar MUITO o volume da caixa de som para poder ouvir o som do jogo.

Finalizando:

Macross Plus poderia ter sido melhor, muito melhor, mas esbarra em seus defeitos sonoros e dificuldade absurda. Sim, porque o game te passa uma sensação de facilidade na primeira fase… Pra depois te fazer passar o pão que o diabo amassou. Os caças poderiam ser mais velozes para desviar dos tiros, sim, isso daria dinâmica maior ao jogo.  Por um lado, o espetáculo de balas e a dinâmica das batalhas contra chefes compensam alguns defeitos, por isso,  Macross Plus ainda vale a pena.

Nota: 8/10

Deixe um comentário

1 comentário

  1. Musas Retrô Gamers Especial: Entrevista com BlackCat « Blog do Kyo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s