Sailor Moon SuperS Shin Shuyaku Soudatsusen (Playstation/Sega Saturn)


Sailor Moon SuperS Shin Shuyaku Soudatsusen

Produtora: Angel

Desenvolvimento: Angel

Plataformas: Playstation 1/Sega Saturn

Gênero: Fighting Game

Jogadores: 1/2

Primeiramente, vamos resumir a ópera: O jogo é uma tremenda porcaria. Sim, mas como essa é a semana temática Sailor Moon, é dever meu falar dos bons (Sailor Moon de snes/mega, o do arcade também) e dos jogos ruins que a série leva. Pois bem, esse é o terceiro game da série Shuyaku Soudatsusen, os dois anteriores são até decentes e foram lançados para o SNES. (falaremos deles num futuro próximo e numa semana não sailor moon, ou lá no new old players) Aqui, a produtora se perdeu de vez, não se decidindo sobre se criava um game de luta em 2D ou seguia a proposta dita pela Sony ao lançar o Ps1, de que o 3D era o futuro e o 2d seria destroçado. Pois bem, a Angel se decidiu por lançar algo num meio termo entre os dois, um jogo com jogabilidade 2d, mas gráficos tridimensionais, e o resultado não poderia ser mais catastrófico.  Vamos em frente, marujos

O Jogo

Baseado na temporada SuperS (Super Stars), coloca as Sailors pra porradearem com algum motivo que não conheço, pois as palavras em japonês que mais conheço são Kamen Rider, Henshin e Jaspion, não necessariamente nessa ordem =p, pois bem. No modo principal, é possível escolher entre as cinco sailors e a Chibi-Usa. Nele tem um interessante sistema de customização de habilidades (que guarda um momento engrish pro jogo, pena meu programa de screenshot ter me decepcionado) que eu não faço a mínima idéia de como funciona ingame, nessas horas é foda não ser um Fábio Santana da vida =p. No modo versus, é possível escolher as outras sailors, incluindo a sapata lá da Sailor Uranus (O que foi? Vai me dizer que você engoliu aquela história de que ela e a outra lá eram primas? Que nada, pois bem, paremos de palhaçada. ), hehe.

A idéia em si do jogo seria até boa, mas a execução foi lastimável e esquecível, conforme você verá ao longo desta resenha, que só não é maior porque o emulador travou depois de uma luta.

Jogabilidade:


Simplesmente desastrosa. Olha, um fighting game que deveria ser tomado como exemplo de fighter com gráficos em 3d e jogabilidade 2D na época, era Tekken 1, que mesmo hoje em dia sendo considerado estranho, fez muito bonito na época (1994 nos arcades, 95 no ps1) com seus lutadores poligonais e cenários pré renderizados. Pois bem, aqui a produtora tentou mesclar a jogabilidade 2d, com a movimentação de um 3d, e o resultado ficou leeeeento… Os comandos são imprecisos, poxa, consigo jogar street fighter e jogos de luta com certa decência num teclado, esse nem com reza braba, no controle melhorou um pouco… EU DISSE UM POUCO. Técnicas são difíceis de sair, e é mais fácil metralhar o adversário com voadoras e chutes do que simplesmente tentar executar algum golpe especial, fora que a guerreira leva 300 horas pra executar um mero golpe especial. NÃO TO MENTINDO!

Gráficos:


A princípio, quando você vê o vídeo de abertura fenomenal com as personagens bem modeladas em 3d, ao som da Moonlight Densetsu, você fica feliz, e pensa “eeeeeee, vem coisa boa por aí”, quando abre o menu de escolha de personagens e vê aquelas figuras em acetato, iguaizinhas ao anime, você pensa “caralhu, deve ser mó jogão” e quando começa a luta você vê… aquilo?

E começa a esbravejar (se não verbalmente ao menos mentalmente) os produtores do jogo, porque foi uma tremenda regressão do jogo anterior (Bishoujo Senshi Sailor Moon SuperS – Zenin Sanka!! Shuyaku Soudatsusen – Do Snes, lançado no ANO ANTERIOR), tanto os modelos mal-feitos, algo que fica entre o 2D preguiçoso e o 3D mal feito, quanto os cenários porcos e mal acabados. Se além da abertura e do menu de escolha de personagens, há algo a se elogiar aqui, é algo que fica na barra de vida, os rostos das personagens reagem a quando está se apanhando (igual ao Real Bout Fatal Fury, da SNK), e expressões diferentes ilustram quando uma personagem perde um round (a da Sailor Venus é engraçadíssima). Fora isso o jogo é graficamente lamentável, muito lamentável.

Sons:

Esse é um dos poucos quesitos que se salvam nesta bomba ambulante, tem o tema de abertura da série original (moonlight densetsu), e as dubladoras originais das sailors, porém o trabalho parece ser feito de má vontade, pois as vozes soam irritantes e repetitivas demais durante as lutas, os diálogos de antes das lutas (na tela de versus) são bacanas e tudo mais. Nas lutas, acho eu que por problemas do emulador (irei gravar o jogo em disco pra testar no ps2 e comprovar se é isso mesmo ou se é da iso), não havia música alguma, o que serviu pra comprovar que as vozes eram irritantes demais nas lutas, as músicas ajudariam a amenizar isso.

Finalizando:

Recebi a indicação desse jogo ruim pelo Sonic Cósmico lá no Fórum Portal Sonic, (sim, ele me indicou como jogo ruim mesmo) e fui atrás dele exatamente para este review, esperava algo ruim, mas não tão assim. Merece uma conferida curta para comprovar este fato, mas deve-se manter longe dele para evitar frustrações. O jogo nem mediano é, mediano são os jogos de puzzle que Sailor Moon recebeu, e chegam a ser divertidos.

Nota: 4/10

E estou sendo bonzinho, viu? Agora vou ver se o emulador de 3DO é funcional pra baixar a iso de Sailor Moon pra ele. E sim, agora o 3DO me pareceu muito atraente e ele tem jogos bons.

Galeria da dor abaixo:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

4 Comentários

  1. UHAHUAAHUAHUAHUAHUAHU bom saber porque nao vou nem perder tempo baixando ò_Ó

    Responder
    • Kyo

       /  2010/07/11

      Isso mesmo, passe longe, bem longe disso! A coisa é tão ruim que nem o emulador quis rodar, travou logo na segunda partida! =p

      Responder
  2. MEU DEUS QUE TENSO😄
    Ainda bem que eu não sabia que esse jogo existia antes do meu PS1 estragar *shot*

    Responder
  3. nadja

     /  2010/08/14

    adorei queria te-lo pramin sou fanzicima delas queria telo telo como o oconsigo. o brigado

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s